Prêmio Escola Sustentável



CLUBINHO VERDE!!!!!!

Distribuição de camisetas para os sócios !












Mas uma ação do Clubinho Verde em parceria com a comunidade!

Em parceria com a Professora Karen Kirst juntamente com a Casa da Memória,realizou a oficina "Hospital de Livros" que tinha como objetivo o  reparo nos livros recebidos por doação, no sentido de torná-los mais duráveis e mostrar para as crianças a importância e a necessidade de conservar os livros e outros materiais didáticos. 
Os alunos  4º Ano e 5º Ano  participaram dessa atividade, além de aprenderam também a folhear os livros de uma maneira que não amassa as folhas, prestaram muita atenção nos cuidados que se deve ter no manuseio dos livros para que outras crianças possam ler o mesmo livro sem que seja preciso fabricar outro livro.





















 É a sustentabilidade acontecendo por meio da conservação!


Regimento do Clubinho Verde

Com vista ao desenvolvimento do Projeto Clubinho Verde, são fixadas no Regimento Interno as estruturas que colaboram com o seu desenvolvimento, no sentido de assegurar o acompanhamento eficaz do percurso escolar dos alunos na perspectiva da promoção da qualidade educativa e ambiental.
Um dos objetivos da constituição de estruturas de orientação educativa é o reforço da articulação curricular na aplicação dos planos de estudo definidos a nível nacional, bem como o desenvolvimento de componentes curriculares por iniciativa da Escola. Cabe a cada Clube, tendo em consideração o número total de elementos que o constitui, estabelecer as suas próprias regras de funcionamento.
Assim:
De acordo com o preceituado legislativo, e no âmbito do Regimento Interno da Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger, os presentes na reunião do dia 24 de abril, aprovam o Regimento Interno do Clubinho Verde, nos termos dos artigos seguintes.
      
Artigo 1.º
Objeto e âmbito de aplicação
1. O presente Regimento Interno tem por objeto definir as normas de funcionamento do Clubinho Verde.
2. O Regimento aplica-se a todos os docentes e discentes da escola, em parceria com APP da escola e Clube de Mães da comunidade de Lageado Mariano.
      
Artigo 2.º
Princípios orientadores
1. O funcionamento do Clubinho Verde deve subordinar-se aos seguintes princípios:
a) Democraticidade e participação de todos os seus membros;
b) Promoção de uma oferta de qualidade de ensino público, privilegiando os critérios de natureza pedagógica e científica sobre os critérios de natureza administrativa;
c) Transparência de todos os atos inerentes ao seu funcionamento e gestão;
      d) Cooperação e responsabilização de todos os membros que compõem o     Clubinho Verde.

2.A conduta dos membros do Clubinho Verde deve pautar-se por regras de civismo e no pleno respeito e integral cumprimento da legislação em vigor, do Regimento Interno da Escola e deste Regimento.
           
Artigo 3º 
Composição
O Clubinho Verde é constituído por todos os docentes, alunos, pais, APP e Clube de Mães a quem foram atribuídas funções a exercer no Clubinho Verde.

Artigo 4.º
Conselho
O Conselho do Clubinho Verde será composto por representantes de alunos, professores, pais, APP e Clube de Mães da seguinte maneira: 1 aluno do grupo; 1 aluno do 1º ano; 1 aluno do 3º ano; 2 alunos do 4º ano e 2 alunos do 5º ano, escolhidos pelas professoras regentes de cada turma; a diretora dessa instituição e 1 professora coordenadora escolhida pelo grupo de professores da escola; 2 pais, 1 pessoa do Clube de Mães e 1 membro da APP da escola que se dispuserem a colaborar.
Essa equipe terá a responsabilidade de acompanhar o cumprimento das atividades, gerenciar a aplicação de recursos e todo o andamento do projeto.

 Artigo 5.º
Coordenação do Clubinho Verde
A coordenação do Clubinho Verde é efetuada pela diretora da escola e um professor do quadro de nomeação através de escolha por aclamação do grupo de professores da escola.

Artigo 6.º
Funcionamento do Clubinho Verde
Os Coordenadores se reúnem com os professores do grupo de trabalho e o conselho sempre que necessário.
      
Artigo 7.º
Convocatória das reuniões
1. As reuniões ordinárias são convocadas pelos Coordenadores do Clubinho Verde com conhecimento do Diretor.
2. As convocatórias são efetuadas por escrito e afixadas no local utilizado para a sua divulgação, pelos Coordenadores do Clubinho Verde, com antecedência mínima de dois dias úteis.
3. Todas as convocatórias têm uma ordem de trabalho na qual, de forma explícita, constam todos os assuntos a tratar, assim como o dia e hora da reunião seguinte, quando necessária, para a conclusão da ordem de trabalhos.

Artigo 8.º
Atas das reuniões e da realização das atividades do projeto
1. De cada reunião será lavrada ata, que conterá um resumo de tudo o que nela tiver ocorrido.
2. Todas as atividades serão registradas por meio de fotos e descrição da atividade realizada.
3. As atas das reuniões realizadas serão arquivadas pelo Coordenador, em local próprio.
Artigo 9.º
Disposições finais
1. Os casos omissos no presente Regulamento são apreciados em sede de reunião no pleno cumprimento do Regimento Interno da Escola e deste Regimento.
2. O cargo definido neste Regimento é irrenunciável e inalienável.
3. O Regimento Interno do Clubinho Verde entra em vigor no dia seguinte ao da sua aprovação pelo Grupo de Professores da Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger.
Aprovado em reunião com professores, pais, alunos, APP e Clube de Mães, na escola dia 24/04/2013.

CONSELHO DO CLUBINHO VERDE
Professores Coordenadores: Marilene Fries e Luciana Elisa Port.
Representante do grupo: Eloíse Lovato
Representante do 1º ano: Yuri de Oliveira
Representante do 3º ano: Bianca Rafaela Yung
Representantes do 4º ano: Bruno Eduardo de Azeredo e Kamily Vitória
Kleinschmitt
Representantes do 5º ano: Natália Fries e Paulo André Peri.
Representantes dos pais: Eliane Lovato de Oliveira e Claudia Aparecida
Port Yung
Representante do Clube de Mães: Maria Eva Port
Representante da APP: Adilson Rodrigues.




Lançamento do Clubinho Verde



O mundo de hoje vive enormes desequilíbrios, onde de um lado há a geração de riquezas, e por outro a miséria, a degradação ambiental e a poluição crescente. Diante disso surge o conceito de Sustentabilidade, que está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, e também surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, conceito que visa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Neste ano implantaremos na Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger o projeto CLUBINHO VERDE, com o objetivo de difundir informações sobre meio ambiente e sustentabilidade através de literatura infantil e ações localizadas na escola e na comunidade. Com isso, esperamos modificar alguns hábitos diários que poderão se estender até as casas das crianças, no sentido de desenvolver a consciência da sustentabilidade em relação ao uso da água, da energia, do consumo de materiais, do destino do lixo e do cuidado com os espaços que ocupamos.

O evento de Lançamento do Clubinho Verde foi realizado no dia 24 de abril na Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger,  contou com a presença de autoridades do Consórcio Machadinho, autoridades do município, pais, clube de mães, professoras, alunos e demais pessoas da comunidade .  
  


Relógio do Clubinho Verde





      Peça teatral com os alunos da Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger:
 “O homem que espalhou o deserto”;





  Foi plantada a árvore simbolo do Clubinho Verde em local de destaque no terreno da escola, que será cuidada por todos os participantes, e quando o completar 1 ano, outra árvore será plantada, de forma a manter a tradição desse plantio em comemoração ao aniversário do CLUBINHO VERDE




Em seguida todos foram convidados a  degustar o bolo do Clubinho Verde




Início das atividades do Clubinho Verde

No dia 05/04/ 2013, reuniram-se na escola, professoras desse educandário, além da coordenadora de projetos Franciele Hilgert e a Diretora de Ensino Fundamental Claudia Jung. Nesse dia foram tomadas algumas decisões como:
  • Definição da logomarca do Clubinho Verde;
  • Produção de um Banner para estar visível em todas as atividades a serem desenvolvidas.
  • Definiu-se o dia do lançamento do Clubinho Verde, que será dia 24 de abril, nessa escola, com a presença de autoridades do Consórcio Machadinho, autoridades do município, pais, clube de mães, professoras, alunos e demais pessoas da comunidade.
  • Nesse mesmo dia haverá a entrega das carteirinhas do Clubinho Verde, degustação de um bolo.
  • Ficou decidido que a Diretora de Ensino ficaria responsável pela construção do Banner, do relógio, do bolo. A coordenadora de projetos seria responsável pelas carteirinhas e pelos convites.
  • A professora Adriana seria responsável pela produção do Regimento do Clubinho Verde.
  • A professora Marilene será responsável  em tirar fotos das atividades a serem desenvolvidas na escola.
  • As professoras Rozélia e Cristiane ficariam responsáveis pelo teatro a ser organizado e apresentado no dia do lançamento.
  • A professora Roseneide seria responsável por trazer mudas de ipê e o enfeite do bolo.

         





PRÊMIO ESCOLA SUSTENTÁVEL

1-      DADOS DA ESCOLA PROPONENTE

1.1-          IDENTIFICAÇÃO: Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger
            Nome da instituição: Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger.
          

1.2-          ENDEREÇO: Lageado Mariano,  Área Rural, Piratuba - SC. CEP 89667-000, telefone: 49  35536201 / 35536252, email erprhlm@gmail.com

1.3-          APRESENTAÇÃO DA ESCOLA:

Histórico da Escola.

A primeira escola de Lageado Mariano era “particular”, funcionava no mesmo local da escola atual, em uma sala que servia também de igreja. Contava com 20 a 25 alunos no ano de 1922, quando teve início. Professores foram diversos, pois cada pouco tempo vinha outro, estando entre eles o Professor Rodolfo Holeveger, atual Patrono da nossa escola, e a professora Norma F. Jung (ambos in memorian). A mesma começou a lecionar, recebendo dois mil reis por aluno, por mês. Trabalhou durante três anos como professora particular, junto com a diretoria assim formada:
Presidente: Alfredo Scherer
Vice: Willi Eggers
Membros: Pedro Jung, Alfonso Lermen, João Lermen.
Atas daquele tempo não há, mas existem fotografias. Em 1936 passou a escola passou a ser Municipal, tendo como professora Dona Norma. Funcionou assim durante alguns anos. Depois, aumentando o número de alunos, passou a funcionar com 2 turnos: um turno como estadual e outro municipal com as professoras: Norma F. Jung e Vênus Bazzi. Assim foi durante algum tempo quando em 1945 passou a ser Estadual pelo crescente número de alunos, e então houve a necessidade da construção de mais um prédio Escolar. Cinco anos depois, em 1950 a escola passou a ser Reunida funcionando assim nos dias atuais. O diretor nesta época foi o Sr.João Kusler. A primeira ata não foi encontrada.As professoras foram: Norma F. Jung, Ester Döerl, Maria Ilse Döerl e Amélia Mascarelo. Como zeladora atuava a senhora Helma Lermen . Neste período o número de alunos chegou a noventa e cinco.
Atualmente não existe mais o prédio desta escola, sendo que um novo prédio foi construído em 1962, doado pelo Sr. Hugo Eitelvein que foi demolido em Julho de 1981, para ser construído um prédio de material para atender os alunos da comunidade e exigências de superiores. Contava naquela época com as professoras: Tereza Luersen e Lory E. Almeida e a servente Noeli G. da Silva Koch.
Através do decreto 13/98, a Escola foi incorporada à rede municipal de ensino de Piratuba, e passou a receber alunos de várias outras comunidades a partir de 1999, quando muitas escolas isoladas foram fechadas. Desde então, a Escola integra o Sistema Municipal de Ensino de Piratuba e tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Piratuba, através da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, a escola possui uma APP, cujo atual presidente é o Sr. Ivo Port. A Escola também possui parceria com o Clube de Mães Primavera, oferecendo espaço para as reuniões mensais das sócias e realizando diversas atividades em conjunto com o clube.
Atualmente, a Escola conta com 46 alunos, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, filhos de agricultores e moradores da área rural. O pátio escolar compreende o prédio, um parque infantil, um bosque, uma área de gramado, um pequeno jardim, uma horta e uma quadra de esportes.
Cabe aqui ressaltar que a escola já desenvolve algumas ações que busquem a sustentabilidade, mas de maneira não sistematizada. Entre elas está a composteira para resíduos orgânicos, a horta escolar, e em andamento está a implantação do sistema de captação da água da chuva e de aquecimento de água com energia solar. Todas essas ações também serão aproveitadas durante a realização do projeto CLUBINHO VERDE.

Corpo docente e funcionários:
Direção escolar: Luciana Elisa Port
Professora regente da Educação Infantil, Grupos 3, 4 e 5: Marinês Maria de Souza e estagiária Elisandra Colin
Professora regente do 2º ano: Cleonice Fátima Rosa
Professora regente do 3º ano: Lidiane Baiolin
Professora regente do 4º ano: Marilene Fries
Professora regente do 5º ano: Adriana Mari Faé da Silva
Professora de Artes: Katiusa da Silva Turra
Professora de Língua Inglesa: Luciane Inês Jung
Professora de Educação Física: Cristiane Aparecida Gusz Kusz
Facilitadora de Informática: Narieli Pacheco dos Santos
Agente de Serviços Gerais Internos: Marileuza Zini
Agente de Serviços Gerais Externos: Walmir Port

1.4-          DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Nome: Luciana Elisa Port
Endereço: Lageado mariano
Cargo: Professora de Séries Iniciais e atualmente Diretora Escolar
Qualificação profissional: Pós - graduada
Telefone: 35536437
E-mail: portelisalu@hotmail.com ou lucianaelisaport@gmail.com

Colaboração:
Nome: Claudia Aparecida Port Jung
Endereço: Lageado Mariano, Piratuba, SC
Cargo: Professora de Séries Iniciais e Coordenadora de Projetos
Qualificação profissional: Graduação em Pedagogia, Pós-graduação em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Telefone: 49 3553 0078 / 49 3553 6486
E-mail: claudiaportjung@gmail.com


2-      ASPECTOS GERAIS DO PROJETO

a-     NOME DO PROJETO: CLUBINHO VERDE

b-     DESCRIÇÃO DO PROJETO

O presente projeto pretende implantar na Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger o projeto CLUBINHO VERDE, com o objetivo de difundir informações sobre meio ambiente e sustentabilidade através de literatura infantil e ações localizadas na escola e na comunidade. Com isso, esperamos modificar alguns hábitos diários que poderão se estender até as casas das crianças, no sentido de desenvolver a consciência da sustentabilidade em relação ao uso da água, da energia, do consumo de materiais, do destino do lixo e do cuidado com os espaços que ocupamos.
Ao contrário de outros seres vivos que, para sobreviverem, estabelecem naturalmente  o  limite  de  seu  crescimento  e  conseqüentemente  o equilíbrio com outros seres e o ecossistema onde vivem a espécie humana tem dificuldade em estabelecer o seu limite de crescimento, assim como para relacionar-se com outras espécies e com o planeta. Essa é a fronteira entre o conhecimento e a ignorância humana sobre sua própria casa, o Planeta Terra ( DONELA, 1997). Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; para que saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade tanto local como internacional; e se modifiquem tanto interiormente, como pessoas, quanto nas suas relações com o ambiente. (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/)
Considerando que nossa escola trabalha com alunos de 4 a 10 anos, precisamos pensar numa metodologia adequada a essa faixa etária, já que sabemos da força que a educação tem nesse período, em que as crianças estão construindo noções de diversas áreas do conhecimento, tendo contato com o mundo da leitura e formando hábitos que se repetirão por toda a sua vida. Dessa forma, este trabalho pretende agir na formação da consciência dos alunos através de atividades lúdicas e educativas, além de envolver as famílias e a comunidade local em atividades práticas, de maneira que o maior número de pessoas possível seja atingido. Trabalhamos então, com o ponto de vista que a escola é um ponto de referência numa comunidade rural, e tem a força de difundir informações e comportamentos favoráveis à preservação dos recursos naturais e à sustentabilidade. Escrevemos um projeto que terá continuidade durante quase todo o ano letivo, de maneira que a cada mês haja uma atividade pontual, no sentido de conferir uma noção de continuidade e significância às ações, além de realizar outras atividades que permeiam todas as ações pontuais, apostando em metodologias dinâmicas e com muito material visual e que envolva a ação direta dos participantes, já que a interação dos sujeitos (participantes) com o objeto de estudo é um fator fundamental para a aprendizagem. Nossa escola é a maior referência da comunidade, é o centro de convivência local que acolhe alunos, suas famílias e até seus amigos, oferecendo-lhes atividades de cultura, esporte, educação e entretenimento, por isso seu potencial de ação e conscientização é tão relevante.
Sabemos que conscientizar não é uma tarefa simples, por isso todas as ações do projeto buscarão o compartilhamento de informações e a interação dos envolvidos com os temas estudados, seguindo o caminho da sensibilização, processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar a conscientização; compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais; e da cidadania, fará o aluno participar ativamente, resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
Nosso trabalho pretende envolver os alunos, professores e funcionários da escola, bem como a APP, o Clube de Mães Primavera e a comunidade em geral, através de ação localizada no mercadinho local, que comercializa produtos de supermercado, produtos agropecuários e materiais de construção. Para que as ações atinjam todo o público visado, elas terão início com atividades de estudo e conscientização na escola, participação das famílias em algumas atividades, colaboração do Clube de Mães na realização de algumas tarefas na escola e fora dela, e também divulgação das atividades na comunidade tendo como referência e parceria o mercadinho local.
Podemos dizer que todo o trabalho do projeto CLUBINHO VERDE terá sempre o caminho da reflexão e da ação, pois partindo de um estudo na escola será realizada uma ação concreta e em seguida volta-se a escola para repensar a ação, e discutir a continuidade do pensamento e dos hábitos sustentáveis em relação ao ambiente que rodeia a escola e os alunos. A premissa de pensar de forma global e agir de forma local é um os princípios da educação para a sustentabilidade, no sentido de cuidarmos do que está próximo de nós para contribuir com a preservação de todo o planeta. Esse pensamento é explícito no seguinte trecho:
 “A perspectiva ambiental deve remeter os alunos à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Para que essas informações os sensibilizem e provoquem o início de um processo de mudança de comportamento, é preciso que o aprendizado seja significativo, isto é, os alunos possam estabelecer ligações entre o que aprendem e a sua realidade cotidiana, e o que já conhecem” (PCN Meio Ambiente, pg 189).
Essa idéia também embasa o pensamento do CLUBINHO VERDE voltando a enfatizar a realidade de nossa escola, que atende crianças em fase de crescimento e de formação de sua personalidade. Além da conscientização e de atividades ao ar livre, pretende-se produzir materiais didáticos e de divulgação que circulem pela comunidade e que fiquem arquivados na escola, possam ser postados no blog da escola e utilizados por outros alunos, além de terem uma função pedagógica e ser resultado da colaboração dos pais e Clube de Mães.



3-      IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

O projeto CLUBINHO VERDE seguirá a seguinte dinâmica de aplicação:
1.             Divulgação do projeto na escola e na comunidade.
2.             Cadastramento dos alunos no CLUBINHO VERDE, com distribuição de carteirinhas aos alunos participantes, que serão todos os alunos da escola, mas o fato de fazer um cadastro traz uma dinâmica lúdica para a atividade e cria o vínculo das crianças com a ação.
3.             Lançamento do CLUBINHO VERDE , com encontro de todos os participantes para oficializar a criação dele. Nesse dia será plantada a árvore símbolo do CLUBINHO VERDE em local de destaque no terreno da escola, que será cuidada por todos os participantes, e quando o completar 1 ano, outra árvore será plantada, de forma a manter a tradição desse plantio em comemoração ao aniversário do CLUBINHO VERDE . Nesse mesmo encontro será servido o BOLO DO CLUBINHO VERDE, feito em formato de círculo, com decoração que lembre um quebra-cabeça, simbolizando a contribuição de cada um dos envolvidos no projeto para que ele fique completo. Esse evento com o bolo do CLUBINHO VERDE deve se repetir todos os anos, na data em que se comemora o aniversário do CLUBINHO VERDE, para se criar uma tradição e ao mesmo tempo um compromisso de reencontro dos participantes no início dos anos seguintes. Esse bolo sempre dever ser feito com ingredientes naturais e valorizando os ingredientes da  cultura local.
4.             Montagem de Conselho do CLUBINHO VERDE, com representantes de alunos, professores, pais e comunidade, para que essa equipe, coordenada pela responsável pelo projeto, acompanhe o cumprimento das atividades, gerencie a aplicação de recursos e todo o andamento do projeto.
5.             Implantação do Relógio do CLUBINHO VERDE. Essa ação pretende criar uma maneira de marcar a realização das atividades do projeto, de maneira a manter em local visível e de destaque uma representação em forma de relógio/mandala das ações realizadas. Para as crianças, esse relógio será uma referência para a contagem do tempo e um registro visual do que já aconteceu e do que ainda vai ser feito. A noção de continuidade é imprescindível para as crianças, na faixa etária dos nossos alunos a criança começa a construir noções de ordem e sucessão, percebendo que os fatos possuem duração, simultaneidade e continuidade. Para montar o relógio será usada uma base de material resistente e sobre ele será desenhado o relógio. A cada ação realizada, a parte correspondente a ela será preenchida com um tipo de semente, simbolizando o potencial de continuidade da vida através da semente,  da continuidade das ações do CLUBINHO VERDE e também da implantação dos conceitos e práticas aprendidas na vida dos alunos e de suas famílias. Ao final do ano letivo, o relógio estará completo, registrando a realização de todas as fases do projeto CLUBINHO VERDE.
6.             Criar um blog do projeto CLUBINHO VERDE onde serão postadas as atividades realizadas, dicas de sustentabilidade em casa e na escola, lista de livros, textos, poesias, vídeos e músicas que tratem dos temas trabalhados, bem como os vídeos que serão produzidos pelos alunos. Além disso, manter em um livro de registro todas as atividades, oficinas, reuniões e outras ações realizadas pelo CLUBINHO VERDE.
7.             Leituras de textos informativos e atividades didáticas de acordo com o nível de cada turma, enfocando temas referentes à educação ambiental e à sustentabilidade. Vincular os conteúdos didáticos de cada série a essas atividades, de acordo com as disciplinas, mas sempre buscando formas de integrar o conteúdo estudado com a realidade, já que o Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais orienta o estudo dos temas transversais, entre eles o Meio Ambiente, como podemos confirmar nesse trecho : “Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.” (PCN, Apresentação dos Temas Transversais, pg 30).O trabalho educativo, baseado no estudo do Meio Ambiente, como tema transversal levará o aluno, entre outras coisas, a   “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente”(PCN, Apresentação dos Temas Transversais, pg 9).
8.             Montagem da biblioteca do CLUBINHO VERDE, com livros, jornais, gibis, revistas e jogos educativos voltados para os temas ambientais, com materiais comprados e pedido de doações de livros para a comunidade.
9.             Oficina Hospital de Livros. Realizar oficina de reparo nos livros recebidos por doação, no sentido de torná-los mais duráveis e mostrar para as crianças a importância e a necessidade de conservar os livros e outros materiais didáticos. Todos os alunos devem participar dessa atividade, além de aprenderem também a folhear os livros de uma maneira que não amassa as folhas, prestar muita atenção nos cuidados que se deve ter no manuseio dos livros para que outras crianças possam ler o mesmo livro sem que seja preciso fabricar outro livro. É a sustentabilidade acontecendo por meio da conservação.
10.         Criação de mascote do CLUBINHO VERDE.
11.         Distribuição de camisetas para os sócios do CLUBINHO VERDE, além de material informativo sobre o projeto.
12.         Passeio dirigido nos arredores da escola e nas proximidades da comunidade para observar questões relacionadas à preservação dos recursos naturais. Registro do passeio e das observações pelos alunos, de acordo com o nível de cada turma. Exposição dos trabalhos realizados no mural da escola, com análise dos pontos negativos e positivos observados.
13.         Elaboração da CARTA DA ESCOLA, baseada na CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS, para as ações de sustentabilidade no ambiente escolar. Implantação de alguns itens no dia-a-dia da escola, de acordo com a necessidade e demanda.
14.         Oficina O Pequeno Jardineiro: visita ao Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável para observar a produção de mudas no viveiro. Na escola: melhorar o ambiente escolar através de plantio de flores e plantas ornamentais no pátio com parceria do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável, do Clube de Mães Primavera e da APP. Acompanhar durante todo o ano o desenvolvimento e manutenção do jardim, com apoio dos funcionários da escola e do Conselho do CLUBINHO VERDE. Essa oficina acontecerá em duas etapas, para que a horta e o jardim sejam montados e depois passem por uma nova revisão, já que mudará a época do ano e muitos canteiros terão que ser replantadas.
15.         Oficina O Pequeno Leitor: explorar todos os materiais didáticos e informativos no sentido de ampliar os conhecimentos em relação aos temas ambientais, mas com metodologias lúdicas, envolvendo atividades de contação de histórias, músicas, teatros de fantoches e cantigas de roda.
16.         Produção de textos e histórias sobre o tema Sustentabilidade na Escola, tendo como personagem principal o mascote criado no início do projeto. Transformar as melhores histórias em vídeos animados, com as técnicas de STOP MOTION e FANTOCHES. Construir os fantoches, bonecos e cenários com materiais reaproveitáveis, utilizando técnicas de artesanato, com a colaboração do Clube de Mães Primavera.
17.         Expor na escola e na comunidade cartazes com dicas de proteção ambiental e sustentabilidade, de acordo com os temas trabalhados.
18.         SACOLAS RETORNÁVEIS: Buscar parceria com as famílias para fabricar 200 unidades de sacolas retornáveis, que serão distribuídas aos alunos e suas famílias e ficarão à disposição no mercadinho da comunidade. A busca de parcerias mostrará aos alunos que sempre devemos procurar alternativas de parceria, e que a participação das pessoas na realização das atividades as torna mais responsáveis e comprometidas com os seus resultados. Lembrar que 2012 foi considerado o Ano Internacional das Cooperativas pela ONU, e que para as crianças compreender a noção de cooperar já é um caminho para um futuro empreendedor.  Nessa sacola, feita de material reciclável, estampar o mascote do CLUBINHO VERDE e dicas de reaproveitamento de materiais. Será uma maneira de envolver a comunidade e de divulgar as ações do  CLUBINHO VERDE já que quase todos os moradores da comunidade e muitos das comunidades vizinhas fazem compras nesse mercadinho. Com os alunos, trabalhar a necessidade de diminuir a produção de lixo, enfatizando a sacolinha plástica como fator de poluição. Nessa linha, estudar o tempo de decomposição dos resíduos sólidos  e estimular o reaproveitamento das embalagens, além de orientar a compra de produtos com embalagens recicláveis.
19.         CALENDÁRIO AMBIENTAL: manter no mural da escola e no blog um calendário atualizado citando as datas importantes relacionadas a questões ambientais, para que todos tenham conhecimento das datas e percebam como a preocupação com essas questões aumenta a cada dia. Ex: dia do meio ambiente, dia mundial da água, dia mundial dos animais, e outros.
20.         Oficina VEM BRINCAR: realizar pesquisa com os pais dos alunos no sentido de resgatar o seu conhecimento em brinquedos e brincadeiras folclóricas e antigas, no sentido de conservar a memória desses brinquedos e valorizar o conhecimento das gerações antecedentes. Depois da pesquisa, realizar dia de brincadeiras na escola, com a confecção dos brinquedos mais citados, que podem ser petecas de palha de milho e penas de galinha, bola de meia, boneca de pano  e carrinhos de madeira e sabugo. Essa atividade propicia a aproximação das famílias com a escola e com o fazer educativo, renovando a sustentabilidade das relações familiares e da família com a escola.
21.         PIQUENIQUE COMUNITÁRIO: para finalizar as atividades de 2013 do CLUBINHO VERDE, será realizada uma série de atividades esportivas e educativas entre as famílias (jogos, apresentações culturais, brincadeiras, etc., todos com foco na educação ambiental), seguidas de um piquenique comunitário, com pratos trazidos pelas próprias famílias, de preferência que sejam de algo caseiro e que remeta aos costumes locais. Cada pessoa que trouxer um prato deverá trazer também uma ficha previamente distribuída com a receita do prato. Essas receitas serão arquivadas no  e serão material para a primeira ação do CLUBINHO VERDE no ano de 2014: montar um livreto de receitas com as Comidinhas Gostosas do Piquenique Comunitário do CLUBINHO VERDE de 2013. Essa estratégia visa a valorização e conservação das receitas da comunidade e também  o compromisso de continuidade das atividades do CLUBINHO VERDE no próximo ano.  Será um dia de descontração e integração entre a comunidade escolar, onde os alunos apresentarão aos participantes alguns dos trabalhos realizados durante o ano, em forma de exposição de materiais. Nesse dia, aplicar as diretrizes pertinentes da CARTA DA ESCOLA, principalmente em relação aos cuidados com o ambiente e a coleta seletiva do lixo.
22.         EVENTO SUSTENTÁVEL: Durante o ano letivo, a escola em parceria com a APP, realiza dois eventos para arrecadação de dinheiro, uma festa junina e almoço no dia 7 de setembro. O dinheiro arrecadado é usado na manutenção e compra de materiais e equipamentos necessários para a escola e para os alunos. Nesses eventos, e também no Piquenique Comunitário, aplicar diretrizes da CARTA DA ESCOLA, no sentido de gerar o mínimo de lixo possível, reaproveitar ao máximo os materiais, fazer decoração diferenciada, economizar água e energia e fazer a coleta seletiva do lixo ao final do evento, vendendo e transformando a renda obtida em gibis de literatura infantil.
23.         CONTINUIDADE DO PROJETO: CLUBINHO VERDE irá implantar uma série de ações pontuais na escola e na comunidade, mas principalmente, irá plantar uma semente de atitudes sustentáveis e de cuidado com o que se tem, tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista material. Como ele tem a participação de alunos, pais, professores e comunidade, são vários âmbitos envolvidos e que estarão interagindo com o projeto, de forma que o CLUBINHO VERDE não será apenas uma ação isolada da escola, e sim, o produto da colaboração de muitas pessoas em prol da preservação do meio ambiente. Precisamos considerar o ponto de vista educativo que tem esse trabalho, lembrando que os alunos envolvidos tem entre 4 e 10 anos, e vão participar de atividades teóricas e práticas, que lhes darão satisfação e ao mesmo tempo contribuirão para a conscientização e para a criação de hábitos sustentáveis em suas casas e em suas vidas. Somente esse resultado já seria satisfatório, em virtude de que os cidadãos do futuro pensariam e agiriam de uma maneira mais cautelosa em relação aos recursos de que dispõe. Mesmo assim, é vontade da nossa escola que o CLUBINHO VERDE tenha continuidade nos anos posteriores, já que o Conselho do CLUBINHO VERDE continuará a atuar e deverá ser reestruturado somente em 2014, quando completar 1 ano de existência e dor servido o segundo bolo do CLUBINHO VERDE. O Conselho tem um papel fundamental na permanência das atividades, pois será um órgão formado por pessoas de diferentes áreas, o que lhe confere o princípio da democracia e da participação da comunidade, especialmente numa comunidade rural, onde a escola é referência. A escola sempre contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes para o desenvolvimento de projetos, e com certeza continuará buscando esse apoio, além de manter contato com outras instituições públicas e privadas que possam colaborar.



  Podemos resumir o projeto nas seguintes etapas:

1.      Criação do CLUBINHO VERDE.
2.      Estruturação do clubinho verde (conselho, biblioteca, mascote, cadastramento de participantes, criação do blog, busca de parcerias com a comunidade).
3.      Lançamento do CLUBINHO VERDE, com degustação do bolo.
4.      Implantação do Relógio do CLUBINHO VERDE.
5.      Atividades didáticas e elaboração da CARTA DA ESCOLA.
6.      Eventos da escola (Festa Junina e 7 de setembro) com orientações da CARTA DA ESCOLA.
7.      SACOLAS RETORNÁVEIS – busca de parcerias, produção e distribuição.
8.      CALENDÁRIO AMBIENTAL.
9.      Oficina Hospital de Livros.
10.  Oficina O Pequeno Leitor
11.  Oficina O Pequeno Jardineiro.
12.  Oficina Vem Brincar.
13.  PIQUENIQUE COMUNITÁRIO.





4-      ORÇAMENTO
Os recursos necessários para a realização de cada etapa estão especificados no quadro a seguir:
ATIVIDADE
CUSTO
1 – Evento de lançamento e bolo do CLUBINHO VERDE
R$ 150,00
2 – Confecção de 80 camisetas para participantes do CLUBINHO VERDE
R$ 1000,00
3 – Aquisição de materiais (livros, gibis, jogos, revistas, estante, etc) para a biblioteca do CLUBINHO VERDE
R$ 1.500,00
4 – Oficina O Pequeno Jardineiro – aquisição de mudas de flores e plantas ornamentais
R$ 350,00
TOTAL
R$ 3.000,00

OBS: Outros pequenos custos poderão surgir ao longo das atividades, mas terão o custeio da APP da escola, e caso a APP não possa custear, buscar-se-á apoio da Prefeitura Municipal.

5-      CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Segue cronograma para atividades previstas para desenvolver o Projeto no ano de 2013:
Atividade
Período – Ano 2013
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Criação do CLUBINHO VERDE
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Estruturação do CLUBINHO VERDE
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Lançamento do CLUBINHO VERDE, com degustação do bolo

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Relógio do CLUBINHO VERDE

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Atividades didáticas

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Elaboração da CARTA DA ESCOLA

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Busca de parcerias, fabricação e distribuição de SACOLAS RETORNÁVEIS.


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CALENDÁRIO AMBIENTAL
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Oficina Hospital de Livros


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Oficina O Pequeno Leito



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Festa junina com orientações da CARTA DA ESCOLA




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Evento 7 de setembro com orientações da CARTA DA ESCOLA






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Oficina O Pequeno Jardineiro.


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Oficina VEM BRINCAR:







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PIQUENIQUE COMUNITÁRIO








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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DONELLA, Meadows.  "Conceitos para se fazer  Educação  Ambiental"  - Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, 1997.

EFFTING, TÂNIA REGINA. “Educação Ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios”. UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon Paraná, 2007. Monografia Monografia apresentada ao Curso de Especialização “Planejamento para o Desenvolvimento sustentável”. Orientador: Prof. Dout. Wilson João Zonin.

Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p.









  http://www.eucoopero.com.br/onu-2012

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